Punta de Teno

Punta de Teno é um dos pontos menos conhecidos de Tenerife, o que concede ainda mais encanto a este lugar escondido. É o ponto mais ocidental de Tenerife e abriga um farol que faz da paisagem uma autêntica fotografia de cartão-postal. Simplesmente mágico!

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e Punta de Teno, em Tenerife, é um daqueles lugares que vale muito mais a pena vê-lo ao vivo. Visitar este pequeno paraíso escondido na ponta mais ocidental de Tenerife é a única maneira de entender o seu encanto particular.

Devido ao seu difícil acesso a pé e por estrada, o Parque Rural de Teno esteve durante séculos isolado do resto da ilha. Os habitantes deste lugar recôndito tinham que viajar durante quatro horas por um caminho tortuoso até ao povoado mais próximo, Buenavista del Norte. Essa distância, somada à orografia da zona, tornava quase impossível o contato com outras populações de Tenerife.

No entanto, esse isolamento permitiu que a paisagem de Punta de Teno permanecesse intacta ao longo da história de Tenerife. Penhascos verticais, florestas de laurissilva e rochas vulcânicas coexistem no mesmo espaço, criando um cenário único na ilha.

Da pequena cala de Punta de Teno, é possível obter uma vista panorâmica dos Penhascos de Los Gigantes e da ilha de La Gomera.

O farol de Punta de Teno

Embora Punta de Teno seja espetacular por si só, o antigo farol vermelho e branco que coroa a paisagem merece uma menção especial. É um dos sete faróis da ilha e foi construído em 1897 com pedras de La Gomera, pois era mais fácil trazê-las da ilha vizinha do que de outras cidades de Tenerife. O farol de Teno é um monumento essencial para ver em Punta de Teno.

O farol de Punta de Teno é o mais amado pelos chicharreros. Antigamente, dois responsáveis se revezavam para operar e cuidar do farol, onde viviam com as suas famílias. Embora hoje o farol opere de forma automática, o encanto que transborda permanece ileso e o caminho de rochas vulcânicas que conduz até ele permanece uma imagem de cartão-postal.

Como chegar a Punta de Teno

Desde há alguns anos, Punta de Teno é um espaço protegido que faz com que seja necessário regular o tráfego e evitar aglomerações. Por isso, é proibido o acesso por estrada das 10:00 às 19:00 horas no inverno, e das 9:00 às 20:00 horas no verão.

A única forma de chegar a Punta de Teno é utilizar os ônibus que saem a cada hora da estação de ônibus de Buenavista Norte. O trajeto desde a estação até Punta de Teno é de cerca de 20 minutos e a estrada é realmente estreita e elevada. Você obterá uma vista vertiginosa do penhasco!

Também é possível chegar a Punta de Teno fazendo trilha (e canionismo) saindo de Masca ou saindo de Teno Alto até uma pequena cala perto de Los Gigantes.

A nossa recomendação é reservar um passeio de barco com guia para conhecer a fundo este espaço natural e desfrutar da sua beleza do mar: