Candelaria

Atravessar as ruas históricas de Candelaria é reviver o legado dos guanches, os aborígines de Tenerife. Além disso, é esta cidade costeira que abriga a gruta onde a Virgen de la Candelaria foi encontrada.

No sudeste de Tenerife, a cerca de 20 quilômetros de Santa Cruz de Tenerife, o legado guanche permanece latente. Os aborígines da ilha estão muito presentes entre os habitantes de Candelaria, um município costeiro com fortes raízes religiosas, onde apareceu a estatura da Virgen de la Candelaria (La Morenita), padroeira das Ilhas Canárias.

Todos os anos, milhares de peregrinos chegam a Candelaria para homenagear a virgem e desfrutar dos encantos turísticos desta cidade cheia de patrimônio. Além disso, visitar Candelaria é garantia de praias de areia negra e grutas naturais que dão à paisagem um charme único.

Terra de Guanches

Candelaria é a cidade de Tenerife, onde ainda é possível sentir as origens guanches na ilha. Segundo a lenda, foram dois pastores guanches que encontraram a escultura em madeira escura da Virgen de la Candelaria quando se refugiaram de uma tempestade em uma gruta natural.

Hoje, a Candelaria continua comemorando a tradicional "Cerimônia Guanche", que remonta ao século XVIII. Os participantes, alguns descendentes dos guanches da Candelaria, vestem suas roupas tradicionais e representam a descoberta da virgem e o milagre subsequente. É uma verdadeira festa!

Além disso, o monumento mais famoso da cidade é uma escultura em homenagem aos nove menceyes de Tenerife, os antigos reis guanches.

As oleiras de Candelaria

Outra das características de Candelaria são as suas históricas oleiras. Estas artesãs não usavam a roda de oleiro e desenvolveram uma técnica de igual qualidade, fabricando as peças com as suas próprias mãos. O método passou de mães para filhas e o processo era muito trabalhoso. As mulheres recolhiam a terra necessária, limpavam-na, picavam-na e convertiam-na em argila. Depois, moldavam, raspavam e decoravam as peças usando ferramentas básicas.

A última oleira de Candelária morreu em 1980. Hoje em dia, este ofício continua a ser praticado, mas perdeu o seu contexto histórico.

O que ver em Candelaria

  • Os Menceyes de Candelaria: o monumento mais famoso de Candelaria é o conjunto escultórico que representa os nove menceyes de Tenerife. Cada estátua homenageia um dos nove irmãos que foram os últimos reis guanches.
  • Basílica de Nossa Senhora da Candelaria: é o santuário da Virgem de Candelaria. É considerado um Bem de Interesse Cultural, ao lado do convento dominicano e da ermida de San Blas. A basílica ocupa toda a Plaza de la Patrona e é o maior e mais importante templo da Candelaria.
  • Ermida de San Blas: também é conhecida como Caverna Achbinico. Esta é a caverna natural onde dois pastores de Guanche encontraram a imagem da Virgem. Hoje abriga uma réplica, pois a original foi perdida durante uma tempestade.
  • Casa Cabildo: a antiga sede da Prefeitura está localizada na praça principal e é um exemplo muito representativo da arquitetura tradicional das Canárias.
  • Centro de Olaria "Casa de las Miquelas": é uma casa tradicional que foi restaurada para exibir exemplos de cerâmica popular, explicar seus diferentes usos e formas de produção e investigar a tradição de olaria de Candelaria. É possível ver novas gerações de oleiras realizando essa técnica centenária.
  • O Caminho Velho de Candelaria: é um caminho histórico que contactava Candelaria com municípios do norte, como La Laguna ou Santa Cruz. Ainda se conservam tramos de há séculos.