Icod de los Vinos
Entre as localidades de Garachico e Puerto de la Cruz se encontra um dos enclaves comerciais mais importantes do norte de Tenerife: Icod de los Vinos. Saiba como chegar à famosa cidade do dragoeiro!
Icod de los Vinos é uma localidade costeira conhecida por abrigar um dos seres vivos mais antigos do planeta: o Dragoeiro Milenar. A cidade do dragoeiro abriga também um importante patrimônio histórico e artístico, sobretudo graças à importância comercial que teve Icod ao longo da história de Tenerife.
Icod chegou a ser a cidade mais importante do norte da ilha graças à sua produção de vinho. A tradição vinícola de Icod foi fundamental para o seu desenvolvimento e chegou até aos nossos dias.
Este povoado de Tenerife também oferece vistas privilegiadas do Teide. Além disso, o centro histórico de Icod de los Vinos foi declarado Bem de Interesse Cultural. As estreitas ruas de pedra de Icod, suas ermidas e suas casas canárias dão a esta cidade um encanto arquitetônico muito especial.
O que ver em Icod de los Vinos
- Dragoeiro Milenar: sem dúvida, a atração turística mais famosa de Icod de los Vinos é o dragoeiro milenar. Em Icod é possível visitar o Parque do Dragoeiro, que abriga este exemplar de 800 anos, um dos seres vivos mais longevos do planeta. Uma visita imprescindível!
- Plaza Andrés de Lorenzo Cáceres: esta praça central a poucos metros do dragoeiro oferece umas vistas espetaculares da árvore. Se trata de um mirante frontal do dragoeiro e abriga outros monumentos, como a Igreja de San Marcos ou um histórico quiosque.
- Igreja de San Marcos: segundo a lenda, os guanches de Tenerife encontraram uma imagem de San Marcos na praia de Icod. A pequena ermida que foi construída para venerar este santo se tornou na igreja mais importante de Icod de los Vinos. Abriga importantes obras de iconografia, como o Cristo mexicano elaborado com pasta de milho.
- Museu Guanche: este museu concebido para dar a conhecer a cultura e o estilo de vida dos guanches, os aborígenes de Canárias, é um dos atrativos mais famosos de Icod. Através de recreações e reproduções a tamanho real é possível aprender como viviam os primeiros habitantes de Tenerife e os seus principais ritos funerários.
- Cueva del Viento: você sabia que o quinto tubo vulcânico mais longo do mundo está em Tenerife? Com 17 quilômetros de extensão, a Cueva del Viento é um dos grandes atrativos naturais da ilha. Caminhar por essa gruta permite apreciar as formações que a passagem da lava criou.
- Museu da Banana: as bananas das Canárias são um dos produtos mais típicos da gastronomia de Tenerife. O Museu das Bananas de Icod permite conhecer a importância da fruta na história de Tenerife e os diferentes tipos de bananas das Canárias que existem. Conheça todas as suas propriedades!
- Praia de San Marcos: esta pequena cala com forma de concha é uma das praias mais tranquilas e familiares de Tenerife, no norte da ilha. Se encontra a cerca de 3 quilômetros do centro histórico de Icod e conta com todos os serviços necessários: estacionamento, espreguiçadeiras, restaurantes, etc.
Como chegar a Icod de los Vinos
- Carro: a melhor maneira de chegar a Icod de los Vinos é de carro. Você pode estacionar nos arredores da cidade. O centro histórico de Icod é perfeito para explorar a pé.
- Ônibus: se você preferir usar o transporte público, há ônibus que chegam ao Icod de praticamente todas as cidades e vilas de Tenerife. O preço e a duração do trajeto de ônibus dependerão do local de origem.