
Garachico
A erupção do vulcão Trevejo em 1706 arrasou a cidade que abrigava o porto comercial mais importante de Tenerife: Garachico. Descubra os encantos de um dos povoados com mais história de Tenerife.
Durante os séculos XVI e XVII, Garachico foi a porta de entrada para Tenerife. O porto de Garachico era o mais próspero da ilha e uma parada imprescindível para os navios comerciais que atravessavam o Atlântico. O desenvolvimento portuário contribuiu para o crescimento urbano. Garachico tinha um castelo, um hospital, duas igrejas, cinco conventos e inúmeras ruas de pedra cheias de encanto.
No entanto, a fúria do vulcão Trevejo destruiu a cidade quase por completo em 1706. O porto de Garachico ficou fundido sob a lava e a cidade demorou anos para se recuperar. O reflexo mais óbvio dessa catástrofe está em El Caletón, as piscinas naturais que a lava formou na costa.
Embora a importância comercial de Garachico em Tenerife tenha caído e Santa Cruz de Tenerife seja mais relevante, hoje em é um dos povoados mais visitados de Tenerife.
O que ver em Garachico
Roque de Garachico
O Monumento Natural de Roque de Garachico tem cerca de cinco hectares e abriga aves migratórias em risco de extinção.
Mirante do Emigrante
A poucos quilômetros de Garachico está um dos melhores mirantes de Tenerife: o mirante do Emigrante. As vistas que oferece do centro histórico desse município e do famoso Roque de Garachico são espetaculares.
Piscinas naturais de Garachico
Essas piscinas naturais de Garachico, conhecidas como "El Caletón" ou "El charco de Garachico", foram formadas quando a lava do vulcão Trevejo chegou à costa. É um dos lagos mais famosos de Tenerife e uma excelente opção para dar um mergulho se o clima de Tenerife o permitir.
Esculturas Tensei Tenmoku
É um conjunto escultórico de mármore traduzido como "Porta sem porta", obra do famoso artista japonês Kan Yasuda.
Castelo de San Miguel
Esta fortaleza construída no século XVI era a principal estrutura de defesa de Garachico quando possuía o porto comercial mais importante de Tenerife. Hoje em dia, o castelo organiza espetáculos medievais e jantares de gala.
Parque da Porta de Terra
Este pequeno parque urbano está repleto de símbolos e referências à história de Garachico. A porta de pedra que decora o centro do parque era a antiga entrada do porto de Garachico. Além disso, o parque dedica um espaço ao poeta Rafael Alberti, que visitou a cidade em 1991.
Como chegar em Garachico
A maneira mais cômoda de chegar a Garachico de qualquer lugar da ilha é de carro. Se você preferir usar o transporte público, há ônibus que chegam a Garachico da maioria das cidades e povoados de Tenerife.




