La Orotava
Embora a Casa de los Balcones seja o exemplo mais famoso da típica casa senhorial canária, La Orotava está cheia de casas coloridas com as suas típicas varandas.
Apenas a 8 km de Puerto de la Cruz se encontra um dos povoados mais bonitos e com mais história de Tenerife: La Orotava. Esta cidade, fundada no topo de um vale homônimo, faz parte do Parque Natural do Teide e oferece vistas privilegiadas do vulcão e do Atlântico a 360 metros de altitude.
O centro histórico de La Orotava foi declarado Conjunto Histórico-Artístico graças aos edifícios do século XVI que abriga. Suas ruas inclinadas estão salpicadas por casas senhoriais de todas as cores, com as suas típicas varandas de madeira, que se tornaram num símbolo de La Orotava.
Os ares senhoriais de La Orotava permaneceram intactos ao longo da história de Tenerife. Hoje em dia, é um dos atrativos essenciais da ilha, graças aos seus jardins, edifícios, templos e muito mais. Precisa de mais motivos para visitar La Orotava?
O que ver em La Orotava
- Casa de los Balcones: sem dúvida o monumento mais famoso de La Orotava é a Casa de los Balcones, o melhor exemplo da arquitetura senhorial das Canárias em Tenerife. Este belo edifício que abriga uma exposição sobre as tradições e artesanato da cidade se destaca por suas varandas de madeira decoradas com flores.
- Jardins Victoria: os Jardins do Marquesado da Quinta Roja são um dos lugares mais bonitos de La Orotava. Esses jardins, dispostos em cascata ao longo de uma encosta, foram construídos pela marquesa da Quinta Roja para sepultar o seu filho, que não podia ser enterrado no cemitério católico por ter praticado a Maçonaria.
- Museu dos Tapetes: junto da Casa de los Balcones está o museu dos tapetes de flores e areias do Teide, típicos de La Orotava. Essas autênticas obras de arte são típicas da Páscoa e constituem o principal artesanato do município.
- Igreja da Conceição: esta igreja é o melhor exemplo de arquitetura barroca das Canárias e a sua cúpula tem uma grande com a Catedral de Florença.
- Plaza de la Constitución: também conhecida como praça do quiosque, a Plaza de la Constitución é uma visita essencial em La Orotava e abriga um bonito quiosque mudéjar.
- Prefeitura: O edifício mais elegante e majestoso de La Orotava é a Prefeitura, que foi construída no final do século XIX em estilo neoclássico. Sua fachada rosa está decorada com motivos que resumem a história da vila. É o principal ponto de encontro e comemoração em La Orotava.
Como chegar a La Orotava
- Ônibus: é possível chegar de ônibus para La Orotava de praticamente todas as cidades e povoados de Tenerife. A duração e o preço da viagem dependerão da cidade de origem.
- Carro de aluguel: a maneira mais cômoda de chegar a La Orotava é de carro. Há estacionamento em praticamente todo o município e a distância para outras cidades como Santa Cruz, La Laguna, Puerto de la Cruz ou Garachico é muito pequena.