Onde comer em Tenerife
Papas arrugadas, mojo picón, banana das Canárias, gofio... A comida típica de Tenerife é tão simples quanto exótica. Conheça as influências da culinária das Ilhas Canárias, uma das mais variadas de Espanha.
A cozinha das Canárias é totalmente diferente da culinária espanhola. Devido à sua localização no mapa, a comida típica deste arquipélago recebeu influências africanas, guanches e latino-americanas (principalmente da culinária venezuelana). O resultado de todas essas fusões é uma cozinha simples, mas com sabores fortes e exóticos.
Os pratos típicos de Tenerife são elaborados a partir de vegetais e outros produtos locais, como peixe ou frutas tropicais. Devido ao clima em Tenerife, é frequente o uso de ingredientes leves e frescos para combater o clima quente da ilha.
Embora os pratos canários mais famosos, como as papas arrugadas ou mojo picón, não exijam muita elaboração, têm uma identidade única, difícil de encontrar em qualquer outra gastronomia do mundo.
Pratos típicos de Tenerife
- Papas arrugadas: sem dúvida, o prato principal de Tenerife são as papas arrugadas (batatas enrugadas), um prato tão simples quanto delicioso. Essas batatas cozidas em água com sal são servidas com pele e mojo picón e são o principal acompanhamento de qualquer prato das canárias.
- Gofio: uma das receitas mais antigas da história de Tenerife é o gofio, um prato transmitido de geração em geração desde a época dos guanches, os aborígenes da ilha. Trata-se de um tipo de massa feita de farinha misturada com trigo e outros cereais. Super saudável!
- Mojo picón: o molho mais famoso das Ilhas Canárias está presente em quase qualquer prato típico de Tenerife. Existem dois tipos de mojo: picón (preparado com pimenta vermelha e pimentão) e verde (feito com pimenta verde e coentro).
- Banana: a banana das Canárias é o produto mais exportado do arquipélago e uma das delícias tropicais mais famosas das ilhas.
- Coelho com salmorejo: a grande população de coelhos na ilha fez com que um dos pratos típicos de Tenerife fosse, precisamente, o coelho com salmorejo. Apesar do nome do prato, o molho que acompanha a carne não tem nada a ver com o caldo frio típico de Córdoba de mesmo nome.
- Roupa velha: este prato principal da culinária das Canárias é feito com grão de bico, batatas, vitela desfiada e muitas especiarias. A sua origem está nas sobras do ensopado das Canárias, e hoje se tornou um prato muito mais famoso.
- Ensopado das Canárias: a versão canária do ensopado é outro dos pratos típicos de Tenerife. Frango, cenoura, milho, feijão verde e outros vegetais compõem um dos pratos mais fortes da culinária das Ilhas Canárias.
- Estofado de cabra: a carne de cabra é cozida em pedaços grandes, em fogo lento, de modo a manter todo o seu sabor. É uma das carnes mais servidas nos restaurantes de Tenerife e é geralmente acompanhada por um molho simples, mas saboroso.
- Sancocho: trata-se de uma sopa de cherne ou vieja (um dos peixes mais consumidos da ilha), acompanhada por batatas e salsa.
- Atum marinado: a forma mais tradicional de cozinhar atum em Tenerife é marinada. Essa receita saborosa é um clássico da culinária da ilha, pelo que você a encontrará em praticamente todos os restaurantes de Tenerife.
- Frangollo: se você tem um paladar doce, vai adorar o frangollo. A sobremesa mais famosa de Tenerife é esta espécie de pudim preparado com farinha, leite, amêndoas e limão. Delicioso! Embora se coma durante todo o ano, é o doce mais típico do Natal.
- Vinho de Tenerife: Tenerife é uma terra de adegas e vinhedos, e a sua tradição vinícola é bem conhecida. Os vinhos de Tenerife têm um sabor especial graças aos solos vulcânicos e ventos alísios da ilha, e possuem cinco denominações de origem.
- Barraquito: o café mais típico de Tenerife é servido acompanhado de leite condensado, canela, leite, café, limão e licor. É essencial tomar um barraquito no norte da ilha!
Coma em um guachinche
Uma das experiências gastronômicas essenciais nas Ilhas Canárias é comer em um guachinche de Tenerife. É assim que chamam aos restaurantes tradicionais da ilha, localizados nas montanhas do norte. As vantagens dos guachinches são três: bom preço, comida abundante e autenticidade.
A origem dos guachinches se encontra nos viticultores da ilha. Para distribuir todo o vinho que produziam, vendiam-no acompanhado de suculentas refeições feitas com produtos das suas terras. Assim, a combinação de vinho e pratos típicos das Canárias deu origem aos restaurantes tradicionais de Tenerife, que mantêm sua essência caseira e familiar.
Melhores áreas para comer
Se você quiser apreciar a culinária autêntica de Tenerife, a melhor opção é ir aos restaurantes no norte da ilha. É a melhor maneira de escapar de preços excessivos e da comida internacional do sul, e optar por sabores puramente canários. Além disso, as localidades da costa garantem peixe e ingredientes frescos.
Outra das grandes recomendações quando se trata de degustar comida das Canárias é visitar outras ilhas do arquipélago. Cada ilha tem seus pratos típicos e seu toque pessoal, por isso não hesite em experimentar as receitas próprias de La Gomera ou El Hierro. A comida é igualmente deliciosa!